SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HEOD06UNBALOOFQJ6
Z7_086423G03HEOD06UNBALOOFQB4

Defesa Civil do Estado realiza treinamento da Operação SP Sem Fogo em Barra Bonita

Ação reúne representantes de 39 municípios da região de Bauru e reforça estratégias preventivas durante o período de estiagem

29/05/2026
Foto ilustrativa

A Defesa Civil do Estado de São Paulo realizou, nos dias 28 e 29 de maio, no município de Barra Bonita, mais uma etapa dos treinamentos da Operação SP Sem Fogo, reunindo representantes de 39 municípios da região administrativa de Bauru em uma programação voltada ao fortalecimento das ações preventivas e da capacidade de resposta durante o período de estiagem.

A iniciativa busca ampliar a preparação regional diante do aumento do risco de ocorrências nos meses mais secos do ano, promovendo integração entre os municípios participantes e aperfeiçoamento das estratégias de atuação.

Ao longo dos dois dias de atividades, os participantes passaram por capacitações teóricas e práticas voltadas à utilização de equipamentos empregados nas ações de prevenção e combate aos incêndios em vegetação. A formação tem como objetivo criar multiplicadores capazes de disseminar os conhecimentos adquiridos em seus municípios, ampliando a capilaridade das ações e fortalecendo a cultura de proteção e defesa civil em nível local.

A estratégia contribui para o aumento da resiliência municipal diante dos desafios impostos pela estiagem, permitindo uma pronta resposta no combate aos incêndios e fortalecendo a atuação das equipes locais nas ocorrências.

A programação também reuniu autoridades e representantes municipais para reforçar a importância da prevenção, da preparação e da atuação antecipada na redução dos impactos provocados pela seca.

Como parte do apoio operacional aos municípios participantes, a Defesa Civil do Estado realizou a entrega de kits de estiagem. Ao todo, foram distribuídos 1.599 itens que irão reforçar as estruturas locais, ampliando a capacidade de resposta dos municípios e fortalecendo as ações de prevenção e combate aos incêndios durante o período de estiagem.

A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado para fortalecer as estruturas municipais, ampliar a integração regional e preparar as equipes locais para o enfrentamento dos desafios característicos dos meses mais secos do ano.

Complementary Content
${loading}