Defesa Civil do Estado completa 43 anos e realiza Simulado no Município de São Sebastião | Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil

A iniciativa busca capacitar as equipes municipais e facilitar a comunicação entre as agências que atuam na emergência com a comunidade.

No próximo dia 09 de fevereiro de 2019, sábado, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP) completa 43 anos atuando em parceria com os municípios paulistas nas ações de prevenção, preparação, resposta e recuperação de situações de risco.

A CEPDEC/SP em parceria com o município de São Sebastião realizará o Simulado de Abandono Emergencial de Área no Município de São Sebastião – Bairro da Topolândia, com objetivo de preparar a comunidade para as ocorrências típicas do período de verão.

O município investe em capacitação da equipe local, buscando o aprimoramento para atuação frente às ocorrências de escorregamentos característicos da geografia da cidade.

O treinamento é uma parceria da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP), Prefeitura de São Sebastião, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Grupamento Aéreo, Polícia Ambiental, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), Instituto Geológico (IG), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Guarda Municipal, SAMU.

O exercício objetiva, prioritariamente, capacitar e treinar a comunidade residente em áreas de risco, de modo a torná-la resiliente. Foca em integrar e articular as ações dos diversos órgãos envolvidos na resposta ao evento calamitoso, diminuindo, desta forma, o tempo de atendimento, essencial à mitigação dos danos humanos que seguem aos desastres.

Ademais, durante o transcorrer do Simulado será deflagrada pelo Corpo de Bombeiros a campanha “Chama Segura”, a qual consiste na distribuição de kits gás (registro, mangueira e braçadeira) à população participante além de uma palestra com orientações sobre como se prevenir de acidentes realizando o correto uso e manutenção do material ligado ao seu botijão de GLP. Ao todo, serão distribuídos 240 kits.

Convidamos todos, portanto, a participarem do evento o qual ocorrerá em 9 de fevereiro de 2019, a partir das 9 horas, na Rua Professor José Machado Rosa, nº 1113 – Bairro da Topolândia, na cidade de São Sebastião.

ROTEIRO DO SIMULADO DE ABANDONO EMERGENCIAL DE ÁREA DE RISCO

Início às 9 horas no Posto de Comando (Av. Prof. José Machado Rosa, 1113 – Topolândia, São Sebastião).

– Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) do Município de São Sebastião recebe, via SMS, o aviso meteorológico da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP);

– Equipes da Defesa Civil municipal são informadas de possíveis vítimas de ocorrência de escorregamento no bairro de Topolândia se deslocam para o local;

– Corpo de Bombeiros é acionado por moradores (193);

– Socorro das vítimas na Travessa Antonio Tenório dos Santos, S/N, (soterramento e desabamento de casa construída em área de risco);

– Identificação de outros pontos de movimentação de solo por equipes municipais e acionamento da Defesa Civil Estadual para vistoria;

– Vistoria conjunta realizada pela CEPDEC, IG, IPT e COMPDEC;

– Moradores das adjacências deslocam-se para o abrigo;

Encerramento às 12h.