Defesa Civil Estadual realiza Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão 2018/2019 no município de Mogi Guaçu | Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil

Com o objetivo de reduzir danos materiais e, principalmente, preservar vidas, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP) realiza nos meses que antecedem a temporada de chuvas, treinamentos para capacitação e especialização dos agentes municipais que operam os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs), levando conhecimento fundamental a respeito de práticas operacionais preventivas para minimizar os efeitos de eventos como deslizamento de terra e inundações. A Operação Chuvas de Verão da Defesa Civil acontece todos os anos no período de 1º de dezembro a 31 de março.

Ao todo, neste ano, serão realizados 8 treinamentos envolvendo as regiões de Registro, Campinas, Santos, São José dos Campos e Litoral Norte, Metropolitana, Sorocaba e Itapeva de São Paulo.

O segundo dos oito treinamentos acontecerá nos dias 06 e 07 de novembro, a partir das 8h da manhã, na Faculdade Municipal Franco Montoro, Rua dos Estudantes, s/nº – Cachoeira de Cima – Mogi Guaçu/SP, para 55 dos 90 municípios da região administrativa de Campinas.

Durante os encontros, temas como Legislação Básica aplicada à Proteção e Defesa Civil; Geologia aplicada à Proteção e Defesa Civil; Meteorologia aplicada à Proteção e Defesa Civil; Registro de Comunicação Preliminar de Ocorrência no Sistema Integrado de Defesa Civil (SIDEC); Procedimentos de Assistência Humanitária; Situação de Anormalidade; Estrutura dos Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs); Valores Acumulados de Chuva; Informações Meteorológicas; Vistoria de Campo e Exercícios Práticos; serão abordados na oficina.

Para saber as datas e locais onde acontecerão os treinamentos e realizar sua inscrição, basta acessar a página da Defesa Civil do Estado: www.defesacivil.sp.gov.br ou o link: http://www.sidec.sp.gov.br/producao/Diplencurso/cursos.php#.