Estado de São Paulo se prepara para enfrentar os incêndios florestais | Coordenadoria Estadual de Defesa Civil

Estado de São Paulo se prepara para enfrentar os incêndios florestais

As instituições que compõem o Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, a Operação Corta Fogo, se reuniram na terça-feira, 15 de maio, na Secretaria do Meio Ambiente (SMA), para uniformizar as informações e estratégias para o lançamento da Operação Corta Fogo, que está previsto para o fim deste mês.

“A ação humana é a maior causa dos incêndios florestais. Por isso é importante que todos colaborem e façam sua parte para evitar que esses desastres acabem com a vegetação e coloquem em risco a vida de pessoas e de animais”, destacou o secretário do Meio Ambiente Maurício Brusadin.

Fiscalização, campanhas preventivas, fortalecimento das brigadas municipais, combate aéreo, ações nas unidades de conservação são algumas das estratégias da Operação Corta Fogo para enfrentar os incêndios florestais em 2018.

“O sucesso da Operação Corta Fogo depende de planejamento prévio, com definição de pontos primordiais. Uma ação preventiva importante é a realização das Oficinas Preparatórias (OPOE), pelo Corpo de Bombeiros, juntamente com a Defesa Civil e SMA, que tem o objetivo de conscientizar, preparar e treinar brigadistas civis para atuar em Incêndios Florestais”, explicou o capitão Alexsandro Vieira, do Corpo de Bombeiros.