Oficinas Preparatórias para a Operação Estiagem em Barretos | Coordenadoria Estadual de Defesa Civil

Oficinas Preparatórias para a Operação Estiagem em Barretos

Entre 20 de março e 29 de maio, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP) realiza, em parceria com as Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) da Secretaria de Estado da Saúde, Polícia Ambiental, SOMAR Meteorologia e Corpo de Bombeiros, as Oficinas Preparatórias para Operação Estiagem (OPOE) em todo o Estado de São Paulo.

Hoje, 15 de maio, a partir das 8h, o treinamento aconteceu na Av. Professor Roberto Frade Monte, 389 – Bairro Aeroporto – Tribunal do Juri, no Núcleo Jurídico do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos.

Nesta oficina a CEDEC/SP abordou temas de interesse local para a construção de rede de prevenção de riscos e de desastres, ensinando os municípios a utilizarem as ferramentas existentes, como: legislação aplicada à proteção e defesa civil, elaboração de plano de contingência para o período de estiagem, critérios para decretação de situação de anormalidade e solicitação de recursos às esferas estadual e federal, uso de aeronaves para combate a incêndios em cobertura vegetal, critérios do Programa Município Verde Azul.

As instituições convidadas falaram a respeito da “Operação Corta-Fogo” da Secretaria Estadual de Meio Ambiente; combate ao Aedes Aegypti no Estado pela SUCEN, fiscalização de queimadas e incêndios florestais pela Polícia Ambiental, interpretação de dados meteorológicos pela SOMAR Meteorologia, e formação regional de brigadistas pelo Corpo de Bombeiros, que ministrará aulas práticas.

O período vespertino é dedicado ao Corpo de Bombeiros que ministra aulas práticas.

Os municípios que cumprirem os critérios estabelecidos pela CEDEC/SP poderão receber kits de estiagem, com equipamentos mínimos para uma brigada de incêndios em cobertura vegetal.

Estiveram presentes: o Coordenador Regional de Defesa Civil de Barretos – REDEC/I-13, Major PM Mauro Alves dos Santos Junior; o Major PM Fauzi Salim Katibe, Diretor de Convênios da Defesa Civil Estadual, representando a Coronel Helena dos Santos Reis, Secretária-Chefe da Casa Militar e Coordenadora Estadual de Defesa Civil; o prefeito de Pirangi, Luiz Carlos de Moraes; o prefeito de Vista Alegre, Luiz Antônio Fiorane; o Secretário Municipal de Defesa Civil de Barretos, Manoel Messias Santos; o Coordenador Regional de Barretos, Alan Patriqui Vieira e o Comandante do 2° Subgrupamento de Bombeiros, Capitão PM Glauco Castilho, dentre outras autoridades.