Oficinas Preparatórias para a Operação Estiagem na região de Presidente Prudente | Coordenadoria Estadual de Defesa Civil

Entre 20 de março e 29 de maio, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP) realiza, em parceria com as Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) da Secretaria de Estado da Saúde, Polícia Ambiental, SOMAR Meteorologia e Corpo de Bombeiros, as Oficinas Preparatórias para Operação Estiagem (OPOE) em todo o Estado de São Paulo.

Hoje, 10 de março, a partir das 8h, o treinamento aconteceu no Clube Recreativo – Sede de Campos, Rua Juventino de Assis Silva, nº 1349, Balneário Laranja Doce, Martinópolis – S.P.

Nesta oficina a CEDEC/SP abordou temas de interesse local para a construção de rede de prevenção de riscos e de desastres, ensinando os municípios a utilizarem as ferramentas existentes, como: legislação aplicada à proteção e defesa civil, elaboração de plano de contingência para o período de estiagem, critérios para decretação de situação de anormalidade e solicitação de recursos às esferas estadual e federal, uso de aeronaves para combate a incêndios em cobertura vegetal, critérios do Programa Município Verde Azul.

As instituições convidadas falaram a respeito da “Operação Corta-Fogo” da Secretaria Estadual de Meio Ambiente; combate ao Aedes Aegypti no Estado pela SUCEN, fiscalização de queimadas e incêndios florestais pela Polícia Ambiental, interpretação de dados meteorológicos pela SOMAR Meteorologia, e formação regional de brigadistas pelo Corpo de Bombeiros, que ministrará aulas práticas.

O período vespertino é dedicado ao Corpo de Bombeiros que ministra aulas práticas.

Os municípios que cumprirem os critérios estabelecidos pela CEDEC/SP poderão receber kits de estiagem, com equipamentos mínimos para uma brigada de incêndios em cobertura vegetal.

Estiveram presentes: O Sr. Antonio Valentin de Oliveira, vice prefeito do município de Martinópolis; Coronel PM Adilson Luis Franco Nassaro, comandante do Policiamento do Interior-8;- Tenente Coronel  PM Daniella Breches Bottcher, diretora do Departamento de Defesa Civil do Estado de São Paulo;  Tenente Coronel PM Andrius Amaral de Almeida, comandante do 14º  Grupamento de Bombeiros;  Sr. Marcos Xavier de Almeida Passos Júnior , presidente da Câmara Municipal de Martinópolis;  Capitão PM Cláudio Aranda Selvério, coordenador regional de Defesa Civil de Presidente Prudente – REDEC I-10 e o Sr. Víctor Hugo Rocha, coordenador municipal de Defesa Civil de Martinópolis.