Defesa Civil Estadual realiza vistorias no município de Piquete | Coordenadoria Estadual de Defesa Civil

Defesa Civil Estadual realiza vistorias no município de Piquete

Na última quinta-feira, 15 de março, técnicos do Instituto Geológico (IG) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, acompanhados da Diretora de Comunicação Social, 1º Tenente PM Cíntia Pereira Torres Oliveira e do Soldado PM Bruno Nascimento, realizaram uma vistoria técnica não emergencial no município de Piquete, onde também estava presente o Coordenador Municipal de Defesa Civil, Sr. João Bosco Ramos da Prefeitura Municipal de Piquete.

A equipe visitou o bairro de Benfica, na área rural de Piquete, onde houve uma ruptura de talude de aterro em um ponto da Estrada Rural Joaquim Norberto da Silva, provocada por solapamento de talude marginal de rio. Além da vistoria prevista, a COMDEC solicitou que mais duas áreas fossem visitadas, a Av. Nove de Julho, área vistoriada em 2016 cuja situação permanece de risco com quatro moradias interditadas e duas parcialmente destruídas. O outro local inspecionado fica no final da Travessa Padre Juca e inicio da Rua 1º de maio, Vila Célia, onde ocorreu uma ruptura de talude de corte de pequeno porte, localizado entre uma rua e uma viela de acesso às moradias.

Como medidas prévias, foram indicados simultaneamente a elaboração de estudos geotécnicos que visam a composição de um projeto técnico para o controle do talude marginal, a não realização de qualquer tipo de obra ou reafeiçoamento e a recomposição do talude de corte e do pavimento da viela, com reordenamento de drenagem urbana, como o monitoramento do talude e das moradias.