Defesa Civil Estadual participa de 2º Seminário Internacional de Proteção e Defesa Civil realizado em Florianópolis | Coordenadoria Estadual de Defesa Civil

Nos dias 13 e 14 de março, última terça e quarta feira, foi realizado pelo Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil do Brasil (CONGEPDEC), o 2º Seminário Internacional de Proteção e Defesa Civil, na cidade de Florianópolis. O evento traz como pauta a importância das políticas públicas na redução de desastres, além de sua relação com as mudanças climáticas, migrantes e refugiados, modelos e opções de desenvolvimento, logística humanitária e ameaças de vulnerabilidades, na perspectiva do Quadro de Ação de Sendai.

Além da realização do Seminário, para aproveitar a presença dos vários conselheiros no evento, a CONGEPDEC promoveu na manhã desta quinta feira, 15 de março, mais um encontro que discutiu o planejamento de ações da coordenadoria durante o ano de 2018 e um plano de auxílio mútuo. Esteve no evento o Diretor do Departamento de Defesa Civil de São Paulo,  Coronel Anderson de Oliveira Lima.

A Secretaria da Defesa Civil de Santa Catarina, tem promovido anualmente eventos para aumentar o senso de percepção de risco da sociedade brasileira, especialmente da população que vive em áreas ameaçadas por desastres. E é neste contexto, que a Secretaria explica a necessidade de promover um evento como o 2º Seminário Internacional de Proteção e Defesa Civil, que incentiva a participação de diversas instâncias nacionais e internacionais, públicas ou privadas da sociedade civil organizada e em geral.