Defesa Civil realiza evento de seu aniversário de 42 anos. | Coordenadoria Estadual de Defesa Civil

Defesa Civil realiza evento de seu aniversário de 42 anos.

Na manhã desta quinta-feira, 08 de fevereiro, a Coordenaria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP) celebrou seu 42º aniversário em  evento comemorativo no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

Durante a solenidade ocorreu a outorga  da “Medalha da Defesa Civil” que se deu após protocolo de execução do Hino Nacional. Aos agraciados foram entregues um total de 45 medalhas, incluindo o certificado reconhecido oficialmente pela Defesa Civil.

A medalha da Defesa Civil, é a forma de reconhecer as pessoas físicas e jurídicas por seus méritos e relevantes serviços prestados, que contribuíram de forma expressiva com as ações gestão de riscos e de desastres, tornando-se desta forma merecedoras de reconhecimento público.

Além da anfitriã a Secretária Chefe da Casa Militar e Coordenadora Estadual de Defesa Civil, Coronel PM Helena dos Santos Reis, a comemoração contou com a presença do Deputado Federal Rodrigo Garcia, do Comandante Militar do Sudeste, General de Exército João Camilo Pires de Campos, do vice-governador do Estado de São Paulo, Márcio França; do Vice Governador do Estado de Rondônia, Daniel Pereira; do Secretário de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa e do Deputado Estadual Caio França, dentre outros que foram homenageados e agraciados por contribuir com as ações da CEDEC.

A Defesa Civil foi criada pelo Decreto 7.550, de 9 de fevereiro de 1976, tendo sua origem decorrente de grandes desastres que assolaram o Estado, tais como as chuvas torrenciais no município de Caraguatatuba (1967), e os incêndios dos edifícios Andraus (1972) e Joelma (1974).

A partir de então, a CEDEC se mantém presente em diversos eventos desta natureza, prevenindo e minimizando os efeitos de desastres naturais. “Com muita dedicação e trabalho, hoje podemos comemorar o fortalecimento da política Estadual de Proteção e Defesa Civil, priorizando acima de tudo a prevenção, mas também reconstruindo e identificando as áreas mais vulneráveis a desastres no municípios paulistas”, ressaltou a Secretária Chefe da Casa Militar e Coordenadora Estadual de Defesa Civil Coronel PM Helena dos Santos Reis em seu discurso.

Além de destacar a busca pelo constante progresso, a Coronel PM Helena, também mencionou a permanente demanda pela excelência de serviço. “É o início de um ciclo que perdura até hoje, passando por modificações e evoluções importantes, auxiliando no progresso do sistema nacional de Proteção e Defesa Civil”, afirmou.

Durante o evento, a recente campanha de alerta via SMS para desastres naturais, em conjunto com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e a Agência Nacional de Telecomunicações foi mencionada. A ação tem como objetivo informar alertas por SMS sobre chuvas com potencial de risco à população cadastrada gratuitamente.