Previsão Climática para o Estado: janeiro a março/2018 | Coordenadoria Estadual de Defesa Civil

Previsão Climática para o Estado: janeiro a março/2018

As últimas rodadas dos modelos climáticos mostram o fenômeno La Niña, indicando águas mais frias que o normal no Oceano Pacífico. Esta configuração vem acompanhada também de águas mais frias na costa oeste da América do Sul, o que atrasou o início da época chuva, que passou a ocorrer apenas a partir de meados de outubro.

Dezembro ainda começa com chuvas irregulares, devido à Zona de Convergência do Atlântico Sul estar posicionada mais ao norte no momento, atingindo a região de Minas e Espírito Santo.

Em 2018, apesar da persistência do padrão chuvoso, o volume esperado é mais próximo da média, ligeiramente acima da média em janeiro e em fevereiro. Em março, a previsão é de chuva um pouco abaixo da média: as pancadas são mal distribuídas e cessam antes do final do mês.

Em relação às temperaturas, espera-se um verão mais ameno, com termômetros ligeiramente abaixo da média no interior e um pouco acima da média no litoral. Como as chuvas serão mais frequentes, os próximos meses não devem ter anomalias elevadas.