Defesa Civil Estadual realiza Oficina Preparatória para Operação Verão 2017/2018 no município de São Caetano do Sul | Coordenadoria Estadual de Defesa Civil

Com o objetivo de reduzir danos materiais e, principalmente, preservar vidas, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP) realiza nos meses que antecedem a temporada de chuvas, treinamentos para capacitação e especialização dos agentes municipais que operam os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs), levando conhecimento fundamental a respeito de práticas operacionais preventivas para minimizar os efeitos de eventos como deslizamento de terra e inundações. A Operação Verão da Defesa Civil acontece todos os anos no período de 1º de dezembro a 31 de março.

Ao todo, neste ano, serão realizados sete treinamentos envolvendo as regiões de Registro, São José dos Campos e Litoral Norte, Itapeva, Campinas, Santos, Sorocaba e Metropolitana de São Paulo.

Nos dias 07 e 08 de novembro, a partir das 08h, acontecerá no Instituto Mauá de Tecnologia, que fica na Praça Mauá nº 01, bairro Mauá em São Caetano do Sul, a abertura da oficina para os 39 municípios da região de Metropolitana.

Durante os encontros, temas como Legislação Básica aplicada à Proteção e Defesa Civil; Geologia aplicada à Proteção e Defesa Civil; Meteorologia aplicada à Proteção e Defesa Civil; Registro de Comunicação Preliminar de Ocorrência no Sistema Integrado de Defesa Civil (SIDEC); Procedimentos de Assistência Humanitária; Situação de Anormalidade; Estrutura dos Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs); Valores Acumulados de Chuva; Informações Meteorológicas; Vistoria de Campo e Exercício Práticos; serão abordados na oficina.

Para saber as datas e locais onde acontecerão os treinamentos e realizar sua inscrição, basta acessar a página da Defesa Civil do Estado: www.defesacivil.sp.gov.br ou o link: http://www.sidec.sp.gov.br/producao/Diplencurso/cursos.php#